Festa Nacional da Uva // Poster

Direção de arte para Cartaz da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul RS.

Para ilustrar o tema da Festa da Uva 2016, “Imagens e Horizontes", que faz referência aos 140 anos de colonização da Serra Gaúcha e às fotografias que registram essa história, estudamos a imigração da região:
 
Iludidos pela promessa de encontrarem uma vida melhor, os imigrantes italianos depararam-se com uma realidade diferente na região vendida como "a terra da cocanha", da fartura. Ao invés de terras, palácios e um vulcão que borbulhava moedas de ouro, como fora prometido, chocaram-se com serras inexploradas, terrenos ardilosos e um duro caminho para chegar ao topo dos montes.
 
As adversidades intimidaram, mas não foram capazes de abatê-los.
 
Impulsionados pela fé, os italianos vislumbraram, entre as gigantescas serras, um horizonte de prosperidade. Foi justamente esse horizonte que os motivou a trabalhar, acreditar e construir a terra da cocanha outrora prometida. Hoje, todos aproveitam os frutos desse trabalho e celebram essa história na festa das festas: a Festa da Uva.
 
Para levar essa trajetória a um cartaz, criamos uma peça que mescla passado, presente e futuro. Nela, assim como na história da Região, o imigrante assume papel de protagonista. Com o olhar direcionado para o horizonte, ele traz, dentro de si, imagens do que vislumbrou na Serra Gaúcha: terra fértil, trabalho e possibilidades. 
 
Situadas do lado de fora do imigrante, as imagens coloridas representam o presente, os horizontes de que se tornaram realidade, a terra da cocanha construída pelos imigrantes e seus descendentes.
 
O sol, nascendo, representa que tudo isso é apenas o começo de um futuro ainda mais próspero.
 
Back to Top